Como o WhatsApp pode impulsionar o seu Negócio

WhatsApp Business é a ferramenta ideal para o seu negócio aumentar as vendas, o App tem o objetivo de agilizar a interação com seus clientes, além de trazer uma relação mais humana e pessoal.

Com uma taxa de 80% de abertura de mensagens, ele é atualmente a ferramenta de melhor índice de conversão do mercado, confira agora tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo está ferramenta e potencializar as suas vendas!

Por que o WhatsApp?


O WhatsApp não é a única plataforma existente, certamente você deve conhecer outras, como: FB Messenger, WeChat, Line e Telegram. Com tantos outros, por que você deveria considerar o WhatsApp como primeira opção?

1. Popularidade – 1,3 bilhão de usuários;
2. Posicionamento geográfico – Presente em 128 países;
3. Cotidiano – São enviados 60 bilhões de mensagens e 1,6 bilhão de fotos todos os dias.
4. Taxa de abertura de 80% – o usuário comum está mais atento às notificações de WhatsApp do que de qualquer outro meio de comunicação como e-mails ou SMS;
5. Mensagens personalizadas – incluindo imagens, áudios e vídeos.

A União perfeita, WhatsApp e Marketing Conversacional: a estratégia que está revolucionando as vendas.

Marketing Conversacional é uma estratégia que foca na construção de relacionamentos um-a-um com seus Leads e clientes.

O objetivo desta estratégia é atender em tempo real as necessidades específicas de cada cliente. O Marketing Conversacional oferece uma experiência de compra mais humana e personalizada, ao mesmo tempo, em que se encurtam os ciclos de vendas.

Na prática, o Marketing Conversacional tem o objetivo de recolocar a conversa como um pilar fundamental do relacionamento entre a empresa e seus clientes, deixando a experiência de compra mais abrangente, simples e intuitiva.

Para esta estratégia funcionar, 3 pontos são fundamentais:

TEMPO REAL

A interação com seus clientes acontece instantaneamente e em tempo real. Sem esperas, sem atrasos. Seus clientes são atendidos no momento em que precisam.

PERSONALIZAÇÃO BASEADA NAS INFORMAÇÕES DO CLIENTE

Um bom CRM ou mesmo uma planilha com os dados dos clientes nos permite, iniciar uma conversa oferecendo experiências pessoais únicas, desta forma criando vínculos de confiança com os clientes e experiências de consumo positivas.

MELHORIA CONTINUA

Cada conversa com o cliente traz contribuições fundamentais que irão te ajudar a melhorar. Sempre que possível faça um pós-venda perguntando da experiencia de compra para o cliente

Como transformar o seu WhatsApp Business em uma ferramenta de Marketing?

O seu WhatsApp além de seu cartão de visitas é também fonte de informações sobre o seu negócio, produtos e serviços.
Confira abaixo algumas dicas para te ajudar nesta construção:

  • De personalidade ao perfil do seu negócio: Você pode inserir o seu logo, a descrição da empresa, seu endereço físico, horário de funcionamento e também incluir o seu endereço no Google Maps.
  • Construa o seu catálogo: Crie seu catálogo inserindo imagens e descrição dos seus produtos e serviços.
  • Mensagens automáticas: Crie mensagens de boas-vindas e ausência para serem enviadas automaticamente quando seus clientes te contatarem.
  • Respostas rápidas: Esta ferramenta é excelente para responder instantaneamente às perguntas mais frequentes dos seus clientes. Com essa funcionalidade, você pode ter mensagens padronizadas para responder a consultas sobre promoções especiais, prazos de entrega, meios de pagamento, etc.
  • Marcadores: Organize seus contatos com Tags personalizadas para classificá-los. Você pode aproveitar esse recurso para marcar seus clientes com base na posição deles no funil de vendas. Por exemplo: potencial, oportunidade, cotação, fechamento.
  • Dica extra – Com o WhatsApp Business é possível criar uma conta usando um número de telefone fixo.

6 dicas de como, se comunicar com seus Leads e clientes

Agora que você criou seu perfil, cadastrou todas as informações do seu negócio, vem a parte principal, conversar com seus Leads e Clientes.

1 – Personalize, humanize e seja empático!

Quem não gosta de receber atenção exclusiva, de se sentir cuidado? Sempre que possível personalize as mensagens enviadas, colocando o nome da pessoa, perguntando e dando informações sobre o que ela está realmente buscando.

Utilize as informações que tiver sobre este cliente/Lead para antecipar demandas e ser empático, perguntando sobre o último tratamento ou como pode ajuda-la com seu problema.


– Promoções exclusivas e instantâneas

Promoções e descontos instantâneos, funcionam bem no WhatsApp, devido a rapidez com que a mensagem chega e alta taxa de abertura. Oferecer descontos exclusivos é uma boa maneira de recompensar seus clientes que estão no seu mailling do WhatsApp e conseguir novos clientes.


3 – Seja objetivo

Apesar do índice de 80% de visualização das mensagens na ferramenta, a comunicação por aqui deve ser objetiva, ou você corre o risco de acabar sendo bloqueado e considerado Spam. Mantenha suas mensagens curtas e diretas.

– Saiba quando usar imagens, vídeos e áudio

Um dos grandes diferenciais do WhatsApp e que o torna tão ágil é a possibilidade de enviar imagens, vídeos, etc, mas cuidado, ao enviar qualquer tipo de mídia para o cliente, tudo tem o seu tempo certo, um áudio falando de uma promoção, pode se tornar um incomodo.


5 – Mensagens de voz

A mensagem de voz é um recurso muito útil para gerar um vínculo de confiança com o cliente e ganhar tempo durante negociações.

Antes de enviar um áudio, verifique se o cliente pode e/ou gosta de receber áudio. Garanta que sua mensagem tenha apenas as informações que seu cliente precisa, seja breve e simpático. 


6 – Vídeos e Imagens

Os vídeos e imagens com promoções ou conteúdo são bem recebidos pelos leads e clientes, desde que seja um conteúdo relevante para aquela pessoa.

Procure enviar vídeos curtos, com no máximo de 1 min. Sempre insira uma pequena descrição, um texto de apoio falando sobre do que se trata o vídeo e ou a imagem enviada.

Regra de ouro: Como vendedor, você deve conversar com seus clientes de maneira personalizada e usar as funções do WhatsApp para gerar confiança e oferecer seus produtos, não para invadir o espaço pessoal de seus clientes.

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