Como organizar seu negócio na alta temporada


Com a chegada do verão a procura por tratamentos cresce significativamente. Só em 2020 a expectativa de crescimento do mercado da estética é de 14%, e a margem para os tratamentos mais populares deve ser ainda maior.

Nesta época, é comum que algumas pessoas queiram estar com o “corpo em dia” para curtir uma praia ou uma piscininha com os amigos.

Para que você não seja pega de surpresa, preparamos dicas essenciais que vão te ajudar a organizar seu empreendimento para lucrar bastante no verão!

Planejamento e Controle para a alta temporada

Um planejamento bem estruturado junto a um controle bem executado é o primeiro passo para garantir que todo esforço empenhado tenha como resultado: lucro e satisfação do cliente.

Geralmente iniciamos o planejamento com a definição das metas e depois, quando elas já estão em andamento, passamos a mensurar e controlar.

Defina as metas da sua clínica

Metas são o resultado de pequenas ações específicas a serem executadas e controladas.

Você provavelmente já tem um objetivo para a sua clínica nessa estação, por exemplo: atender 400 pessoas durante o verão ou vender 100 sessões de criolipólise

É importante que o objetivo seja realista, alcançável e fique claro para toda a equipe. Desta forma será mais fácil delegar tarefas a serem realizadas por cada um, e como será feito o controle para mensurar se o resultado está sendo alcançado.

Controle as metas da sua clínica

Controlar as metas, nada mais é do que verificar de perto se tudo está realmente sendo executado como combinado para que o resultado almejado seja alcançado.

Para isso, relembre frequentemente a sua equipe do objetivo estabelecido para a estação, mas faça isso de uma forma leve para não desmotivá-los.

Uma dica é realizar reuniões semanais com todos os colaboradores onde serão discutidos os resultados da semana versus o objetivo estabelecido.

Organize seus Agendamentos

Um dos recursos mais importantes para a organização da sua clínica é a agenda, e na alta temporada, ela pode ser a sua maior aliada. Seguem abaixo algumas dicas para que farão a agenda trabalhar a seu favor:

  • Defina com cautela o tempo médio para o atendimento;
  • Cuidado com o overbooking (mais pacientes do que você consegue atender);
  • Mantenha a agenda sempre atualizada.

A última dica é: utilize uma agenda online de fácil acesso para toda a equipe, onde todos poderão acompanhar inclusive pelo celular, abaixo segue uma sugestão de plataforma:

Google Agenda

O Google Agenda pode ser usado tanto no celular quanto no computador, basta instalar o aplicativo na app Store ou na Play Store:

app store
play store

Caso não queira instalar os aplicativos, entre na sua conta do Gmail pelo computador e acesse o aplicativo agenda desta forma:
Organize o seu negócio de saúde na alta temporada

O Google Agenda é um dos aplicativos mais completos que existem, ele permite configurar compromissos recorrentes e personalizar o tipo de notificação que receberá para avisar de algum compromisso próximo.

Como o app é vinculado a sua conta do Google, é possível sincronizar as informações por todos os dispositivos, podendo ser acessado de qualquer aparelho. Mas de nada adianta ter uma super agenda se houver ociosidade ou overbooking.

Reduza a ociosidade sem overbooking 

É comum que no verão os pacientes desmarquem de última hora por conta de viagens, por exemplo. Para que não sobrem horários e a equipe fique ociosa aguardando a chegada do próximo cliente, separamos algumas soluções:

  1. Ofereça uma promoção para os clientes presentes, assim eles podem realizar outros tratamentos ocupando o tempo ocioso da clínica;
  2. Se a sua agenda já estiver completamente cheia e mais pessoas quiserem marcar horário, crie uma fila de espera;
  3. Ofereça preços especiais para horários com baixa demanda.

O mais importante é ter um equilíbrio entre, o tempo de atendimento, o de espera do cliente e o tempo ocioso do seu negócio.

Desta forma você conseguirá atender o máximo de pessoas possível com qualidade suficiente para promover a fidelização.

Trello

Uma ferramenta que pode auxiliar bastante na organização do seu CRM e do seu negócio como um todo é o Trello

Organize o seu negócio de saúde na alta temporada

Uma plataforma gratuita, extremamente intuitiva onde você pode criar, separadamente, os campos sobre os quais precisa ter mais controle durante a conquista do seu objetivo.

Assim como o Google Agenda, toda a sua equipe pode acompanhar, inclusive pelo celular.

A utilização desta plataforma, ou de um CRM trará, com certeza, um ar mais moderno para o seu negócio. Existem várias outras opções de CRM, veja:

Hubspot

A Hubspot é uma empresa do ramo de tecnologia com foco em automação de marketing que possui um dos mais eficientes CRM com as possibilidades:

  • Gerenciamento de contatos;
  • Atividade do contato no site;
  • Empresas;
  • Negócios;
  • Tarefas e atividades.

O melhor de tudo é que o CRM da Hubspot é gratuito e possui todos os recursos para gerenciar bem o processo de vendas.

Organize o seu negócio de saúde na alta temporada

Além do CRM a Hubspot possui diversas ferramentas gratuitas de marketing que vale a pena conferir!

Fluxo de caixa

Uma das partes mais complexas de qualquer negócio é o setor financeiro, e na alta temporada, é necessário ter total domínio sobre o fluxo de caixa para não passar aperto!

Registre todas as transações

Suponhamos que o seu objetivo para este verão seja realmente atender 400 pacientes para conseguir “segurar as pontas” quando vier a sazonalidade.

A única forma de medir a sua margem de lucro será através de um controle bem detalhado das entradas e saídas que aconteceram durante a estação.

Crie uma planilha no Excel e anote todo e qualquer valor que entre ou saia do seu empreendimento, mesmo em quantidades pequenas.

Esses dados devem estar sempre atualizados para que você identifique se há algum desperdício ou algum outro ponto que merece maior investimento depois que a estação acabar.

O registro das transações também vai mostrar quais foram os serviços mais vendidos no verão e isso poderá te preparar melhor para as próximas estações.

O verão é uma época de bastante lucro para os empreendimentos de saúde, beleza e estética, mas é preciso pensar também nos momentos em que os clientes não virão tão facilmente e começar a planejar a diferenciação.

Em breve lançaremos outro artigo que trará mais detalhes sobre o planejamento financeiro completo para o seu negócio, acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro!

Destaque-se da Concorrência 

Apesar de ser um mercado muito dinâmico, a maior parte das clínicas sempre oferecem aqueles tratamentos “comuns”. 

Confira os tratamentos que estarão em alta no verão de 2020!

É importante criar, portanto, uma diferenciação entre os seus concorrentes de forma a mostrar aos seus clientes porque é mais vantajoso escolher os seus serviços. Aqui vão mais algumas dicas:

Converse com seus clientes

Presença nas redes sociais pode ser algo determinante para o seu negócio, principalmente quando se tem um público local presente e atuante nelas. 

Para aumentar suas vendas decorrentes das redes sociais é necessário conversar com seu público, falar uma linguagem que elas entendem e postar mais. Se você não tem muitas ideias do que postar aqui vão algumas dicas:

  • mostre o seu espaço, os equipamentos e as novidades;
  • filme os procedimentos mais vendidos;
  • fale sobre assuntos que você trata (acne, flacidez, etc);
  • disponibilize dicas caseiras;
  • pegue alguns depoimentos das suas clientes em forma de vídeo;
  • fale sobre as pessoas que fazem os tratamentos;
  • lance promoções e sorteios.

O crescimento do formato de vendas online, o e-commerce, possibilitou a exploração de novos nichos. Atualmente já é possível vender produtos e serviços pelo Instagram e Facebook, sem precisar de ter um site e/ou loja virtual. 

Em breve um tutorial completo para você criar e vender diretamente pelo Facebook e Instagram.

Invista em novidades!

Uma clínica que oferece diversos tratamentos com certeza chama muito mais atenção do que aquelas que só tem mais do mesmo e ficam a mercê do mercado. Lembre-se de que a tecnologia é sempre a melhor aliada para atrair mais pessoas. 

Tudo o que falamos até agora pode te ajudar muito na hora de organizar o seu empreendimento em alta temporada, mas o que realmente vai chamar novas clientes são os novos tratamentos que você fará utilizando equipamentos tecnológicos.

Se isso é um assunto ainda muito novo para você ou se você sempre tem dúvidas se deve mesmo investir em tecnologias deste tipo, clique aqui e converse diretamente com um de nossos especialistas.

Eles vão tirar todas as suas dúvidas e te falar sobre os melhores preços e condições de pagamento.

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