Reduza os impactos nos seus negócios durante a quarentena

O mês de março marcou a chegada do Coronavírus no Brasil, o número de casos aumenta a cada dia, e um dos mercados mais afetados é a saúde. Hospitais, academias, clínicas de estética, dentistas e principalmente os profissionais liberais, serão muito afetados durante a quarentena.

As 10 nações que tinham o maior PIB do mundo foram seriamente prejudicadas, o que nos mostra que o vírus tem potencial para mexer bastante com a nossa economia. No Brasil, o Ibovespa acumulou queda de 21% nas últimas semanas e declarou o seu segundo circuit breaker no dia 11 de março.

Entretanto, existem algumas formas de lidar com esta situação que podem ajudar na recuperação destes setores após a crise. Enquanto prestadores de serviços e consumidor, todos podemos nos esforçar para manter o mercado aquecido até que o vírus seja controlado. Confira!

1 Reformule os seus serviços durante a quarentena

Muitas pessoas que recebem salário fixo acabam não tendo contato com a realidade financeira dos profissionais liberais e por isso, não sabem o que acontece num momento de economia frágil como o que estamos passando agora.

Por isso, converse com os seus clientes/pacientes. Tente encontrar uma maneira de manter o pagamento pelos seus serviços neste momento, de forma que eles sejam recompensados no futuro, com mais sessões, por exemplo.

No mercado estético e dermatológico

Woman making beauty procedures at a beauty salon
Woman making beauty procedures at a beauty salon

A possibilidade é baratear ou aumentar o número de parcelas de um tratamento que é mais caro pode ser um atrativo para que os seus pacientes invistam em tratamentos a longo prazo.

Mostre para os seus clientes que eles podem pagar um tratamento inteiro à prestação com um valor promocional se começarem agora.

Não cancele os seus tratamentos, apenas remarque para daqui a alguns meses e dê um desconto para aqueles que realizarem o pagamento ainda este mês. 

Na odontologia e ortodontia

Dental check-up
Pretty patient during dental check-up in clinic

Algumas das atitudes acima também podem ser utilizadas para reduzir os impactos econômicos no consultório de odontologia durante a quarentena.

Para aqueles que trabalham com implantes e ortodontia, a ideia de fazer tratamentos mais acessíveis, pode ajudar a manter o seu negócio funcionando. 

Você pode garantir ao seu paciente que inicie o investimento agora para que ele tenha desconto na manutenção do tratamento quando começar a utilizá-lo.

No caso dos implantes você poderia reduzir o valor da peça para aqueles que investirem agora no tratamento.

No mercado Fitness

Studio shot of a young fit woman doing yoga exercises.

Relembre seus alunos que uma das melhores formas de se proteger contra o vírus é mantendo-se ativo realizando atividades físicas. 

Como personal trainer uma opção seria mandar para cada um de seus alunos um vídeo personalizado ensinando como fazer os exercícios em casa.

Você pode incentivar também a compra de materiais fitness para eles usarem durante o isolamento e posteriormente durante as suas aulas quando a situação normalizar.

Além disso, você pode fazer uma videoconferência para acompanhar se os exercícios estão sendo feitos corretamente, sem a necessidade de interromper a prestação de serviços e consequentemente o pagamento.

2 Pratique a Biossegurança Hospitalar

ORZRCG0

Ainda que você já tenha adotado boa parte das medidas de segurança, o isolamento social é uma das formas mais efetivas de atrasar e controlar o Coronavírus. 

Entretanto, para aquelas pessoas que trabalham em serviços essenciais como hospitais, clínicas e laboratórios, outras medidas devem ser utilizadas para garantir a não propagação do vírus.

Os médicos que estão na linha de frente para a contenção do vírus devem exigir que as instituições empregadoras sigam as normas regulamentadoras, como a NR 32, que possui critérios básicos de adoção de medidas para a proteção dos funcionários.

Outra reivindicação é a implementação de materiais adequados para viabilizar o tratamento das pessoas contaminadas.

Nos laboratórios as ações de biossegurança se fazem quase mais necessárias do que no ambiente hospitalar já que estes profissionais podem estar lidando com inúmeros materiais infectados pelo Covid_19.

Além de treinamentos sobre as técnicas necessárias para manter o ambiente seguro, medidas individuais de biossegurança devem ser colocadas em prática para garantir a continuidade das atividades laboratoriais e hospitalares.

Algumas delas são:

  • Descarte de todo material utilizado no ambiente hospitalar, contaminado ou não, somente em coletores específicos;
  • Jamais reencapar agulhas, ainda que seja para descarte;
  • Sempre utilizar: touca, óculos, luvas, máscaras, avental e/ou capote;
  • Nunca usar calçados abertos no ambiente de trabalho;
  • Em hipótese alguma, transporte nas mãos, tubos de ensaio e principalmente seringas que contenham material biológico, pelos corredores. 

Portanto, uma alternativa para as pessoas que não têm reservas é combinar com os seus clientes uma forma que pelo menos alguns deles mantenham o pagamento durante este período crítico, para que depois sejam recompensados com o dobro de sessões por exemplo.

3 Faça a sua parte enquanto consumidor 

Algumas pequenas atitudes neste momento podem economizar o seu dinheiro, gerar novos clientes e manter a economia girando mais perto do seu negócio.

Fortaleça o comércio local

O que causa mais problemas na economia durante a quarentena é a não circulação do dinheiro. Aliás, as pessoas tendem a estocar todo tipo de item de supermercado com medo de que tudo acabe.

Como consumidor, tente sempre comprar os seus insumos e até mesmo alimentos e remédios nos negócios locais, sacolões e mercearias. As grandes franquias serão menos afetadas pela situação do que as empresas menores.

Além disso, com os preços pelos quais os produtos são vendidos nos negócios locais são incomparavelmente inferiores aos das grandes franquias.

Além disso, fortalecendo o comércio local, a chance de que este dinheiro circule dentro do seu bairro é maior. Isso pode gerar novos clientes no futuro, ainda mais com a empatia que foi gerada neste momento.

Não estoque alimentos

Imagine se todos os seus clientes quisessem atendimento em um dia específico, seria impossível atendê-los, assim como não será possível atender a demanda de um bairro inteiro se todos quiserem comprar álcool em gel ou termômetros, por exemplo.

Pense nas outras pessoas que também precisam daqueles insumos, principalmente idosos, outros profissionais, etc. Compre somente o necessário para não ter que ir toda hora ao supermercado.

4 Aproveite a quarentena para se atualizar e melhorar o seu negócio

2899293

Durante o tempo que você passar em casa, além de praticar os cuidados básicos que você já conhece, gaste um tempo pesquisando novas tecnologias, aprendendo novas práticas e tratamentos sem deixar de avaliar quais serão os seus próximos investimentos.

Não perca a esperança! Tudo vai ficar bem.

Além disso, a nossa Fisioterapeuta responsável está disponível, em tempo integral, para sanar suas dúvidas sobre as mais avançadas tecnologias na área da estética, reabilitação, medicina e fitness.

Tanto no blog da Saúde Tecnologia quanto nas nossas redes sociais você poderá acompanhar inúmeros conteúdos que explicam detalhadamente cada tratamento e mostram os aparelhos que realizam tais terapias.

Siga as nossas redes sociais e aproveite para conferir alguns de nossos produtos que vão garantir a sua segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *