POR QUE A ATUAÇÃO DA ESTÉTICA NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS É TÃO IMPORTANTE?

Um bom resultado e uma boa recuperação de uma cirurgia não dependem apenas de boa técnica e profissionalismo do cirurgião. Uma cirurgia plástica bem sucedida pede uma equipe multidisciplinar de saúde. A boa mão do cirurgião e a qualidade de sua equipe são partes fundamentais, mas a participação de profissionais da estética também é essencial para a recuperação do paciente no pós-operatório. 

Para que o corpo se recupere da melhor maneira possível de um procedimento cirúrgico, um bom pós-operatório é essencial. Existem alguns cuidados que além de necessários, podem acelerar a recuperação. No pós-operatório de alguns procedimentos são indicados a realização de alguns tratamentos estéticos. 

IMPORTÂNCIA DOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS NO PÓS CIRÚRGICO

A reabilitação é uma das horas mais importantes de todo o processo cirúrgico. Melhora da oxigenação e circulação, aumento do tônus muscular, hidratação e nutrição da pele, diminuição de hiperpigmentação pós-inflamatória, cicatrização e diminuição da dor são apenas algumas funções dos procedimentos pós-operatórios. 

E por isso existem alguns procedimentos mais indicados para evitar tais complicações. A escolha dos procedimentos dependerá da particularidade de cada cirurgia.

VANTAGENS DOS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NO PÓS OPERATÓRIO 

  • DRENAGEM 
A importância da Drenagem Linfática no Pós-Operatório – Bel Col em revista

É normal que o paciente fique extremamente inchado após um procedimento invasivo. A drenagem é feita para reduzir o tempo de cicatrização do tecido, pois a retirada dos líquidos que se acumulam no organismo melhora a circulação prejudicada pela cirurgia.

Os movimentos da drenagem não são fortes, eles não podem machucar o paciente, sempre são “ascendentes”, indo de encontro com os gânglios linfáticos para que a linfa seja eliminada. Cirurgias como lipoaspiração, mamoplastia e abdominoplastia a drenagem ajuda muito para potencializar os resultados, devendo ser realizada em todo o corpo para estimular a circulação e mais direcionada na área que foi realizada a operação. 

  • ENDERMOTERAPIA 
Endermologia – Grendene

A endermoterapia é um tratamento que ajuda o corpo a eliminar as toxinas, oferece também o relaxamento dos músculos, tonificação da região tratada e melhora na oxigenação dos tecidos.

  • RADIOFREQUÊNCIA 
Radiofrequência - Beneessere - Estética Avançada BH

A radiofrequência é ótimo para tratar e prevenir aderências e flacidez na pele no pós-operatório. As fibras de colágeno que são aquecidas se contraem retraindo a pele, o aquecimento induzido aumenta o metabolismo das células dos fibroblastos e a remodelação do colágeno. Portanto isso proporciona uma aparência de pele mais firme e retraída em longo prazo.

  • ULTRASSOM TERAPÊUTICO
Ultrassom Estético - Corpo Em Harmonia

O ultrassom ajuda na reabsorção de hematomas, evitando formação de tecido fibrótico e edemas, além de prevenir e aliviar a dor local. É usado sempre respeitando as fases da cicatrização da cirurgia.

Outros cuidados a tomar durante o pós-operatório para garantir uma recuperação mais tranquila e evitar inflamações como evitar exposição ao sol em excesso, prestar atenção na alimentação, evitar movimentos bruscos e carregar peso. 

É sempre importante lembrar que nenhum procedimento estético deve ser feito, nem antes e nem depois da operação, sem a autorização do médico responsável pela cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *