Tudo sobre a Tecarterapia

Baseada em estudos sobre a Transferência Energética Capacitiva e Resistiva (T.E.C.A.R.), a Tecarterapia é uma técnica de resultados rápidos e duradouros, utilizada para tratamentos estéticos e fisioterapêuticos.

Pode ser aplicada tanto para tratar doenças musculoesqueléticas quanto para estimular a produção de colágeno e elastina na pele.

O que é e como funciona

A Transferência Energética Capacitiva e Resistiva é uma terapia não invasiva e indolor realizada por meio de correntes elétricas que elevam a temperatura no interior dos tecidos.

Essa modalidade de tratamento, assim como a Radiofrequência, pertence ao grupo das ondas eletromagnéticas diatérmicas, que promovem a absorção de energia, causando um efeito térmico no corpo.

Com uma frequência que varia de 0,3 a 1,2 MHz, a TECAR apresenta um modo de emissão contínuo ou pulsado e pode ser usada para tratamentos atérmicos (sem calor), térmicos (36 a 38°C) e hipertérmicos (39 a 42°C).

O impacto endotérmico depende da intensidade aplicada e também da resistência dos diferentes tecidos durante a passagem da corrente.

Os tratamentos atérmicos promovem analgesia por estimulação nervosa, bioestimulação celular e drenagem linfática local.

Já os tratamentos térmicos estimulam a microcirculação, aumentam o oxigênio e o metabolismo celular e produzem aquecimento leve dos tecidos, sendo ideal para tratar fibroses, pós-operatório tardio e celulite.

Os tratamentos hipertérmicos, por sua vez, aumentam o metabolismo celular, o fluxo sanguíneo, o oxigênio nas células e são ideais para produção de colágeno e elastina e eliminação de adipócitos.

Em geral, a TECAR provoca uma forte estimulação celular que desencadeia processos de regeneração naturais do organismo. Com isso, consegue alcançar diferentes níveis dos tecidos, dos mais superficiais aos mais profundos.

Modalidades de tratamento

Na Tecarterapia existem duas modalidades de tratamento: o método capacitivo e o método resistivo.

O método capacitivo (CET): trabalha com alta frequência, ondas curtas e age nos tecidos com baixa resistência à corrente, como pele, músculos, tecido conjuntivo, sistema vascular e sistema linfático.

O modo resistivo (RET): opera com baixa frequência, ondas longas e atua sobre tecidos com maior resistência, como articulações, cartilagens, tendões, ligamentos e músculos mais profundos.

Benefícios e indicações

O princípio fundamental da Tecarterapia é acelerar os processos metabólicos e antecipar a recuperação de tecidos do corpo a partir das energias internas do organismo e dos seus mecanismos naturais de regeneração.

Uma das vantagens desta técnica é produzir uma temperatura homogênea e confortável que não sobreaquece a superfície dos tecidos e proporciona uma hidratação profunda na área tratada.

Suas propriedades terapêuticas apresentam bons resultados na estética íntima e também podem ser aplicadas na estética facial e corporal.

A utilização deste método melhora a qualidade e a quantidade de colágeno na pele, aumenta a circulação, a oxigenação e a hidratação e combate a flacidez em qualquer parte do corpo, já nas primeiras sessões.

Portanto, é indicado para rejuvenescimento vulvovaginal, flacidez dérmica, rugas e linhas de expressão, sequela de acne, aderência e fibrose, celulite, gordura localizada e contorno corporal.

Na reabilitação física e esportiva, a Tecarterapia é indicada para tratamento de lesões e patologias em estruturas como músculos, ossos, ligamentos e tendões.

Pode ser aplicada em áreas como joelho, tornozelo, quadril, coluna cervical, dorsal e lombar, mãos e rosto e é utilizada para tratar fibromialgia, entorses, edemas, lesões musculares, de tendões e ligamentos, fascite plantar, pubalgia e tensões musculares.

Dentre os resultados reportados estão a redução no tempo de tratamento, a melhora do quadro inflamatório e o alívio imediato da dor.

Como a Tecarterapia é tempo dependente, seus efeitos são regidos pela continuidade do tratamento. Para que os resultados sejam satisfatórios, normalmente são necessárias de 10 a 12 sessões, com duração entre 45 e 60 minutos por área tratada. O intervalo entre as sessões varia de acordo com o objetivo traçado na avaliação.

Os efeitos desta terapia também são influenciados pelo organismo do paciente e por seus hábitos de vida. Fumantes, pessoas que se alimentam mal e que ingerem pouca água terão os resultados comprometidos durante e após o tratamento.

Por outro lado, quem mantém bons hábitos alimentares, pratica atividade física e bebe a quantidade necessária de água observa resultados mais efetivos e duradouros. A produção de colágeno, por exemplo, pode continuar sendo estimulada por até três meses após o tratamento.

Contraindicações

Embora a Tecarterapia possa ser realizada em pessoas de qualquer idade, este procedimento possui algumas contraindicações.

O método é adverso para mulheres grávidas e não pode ser aplicado quando a pessoa usa marca-passo, está com febre ou alguma infecção e tem problemas de origem cancerígena, passados ou atuais.

Aparelhos de Tecarterapia

Dentre os aparelhos de Tecarterapia, podemos destacar os Tekah e o Nèartek.

Tekah

Clique aqui para saber mais sobre o Tekah Evolution

O Tekah Evolution é um equipamento micro controlado que opera nas faixas de ondas 650KHz, 1200 KHz e 2400KHz, utilizadas na Tecarterapia e na Radiofrequência.

Este aparelho dispõe de aplicadores capacitivo e resistivo, aplicador bipolar, aplicador para eletroporação, aplicador íntimo e placa de retorno.

É indicado para tratar gordura localizada e celulite, melhorar a tonicidade da pele, combater a flacidez e auxiliar na regeneração de tecidos moles.

O Ethernia Cold Tekah associa Criofrequência, Radiofrequência e Tecarterapia em um equipamento multifrequencial micro controlado que opera nas faixas de ondas 650 Khz, 1200 Khz e 2400 Khz. Com potência de 500 W, oferece maior capacidade ao nível de aquecimento do tecido.

O aparelho inclui aplicadores cold e cold facial, aplicadores capacitivo e resistivo, aplicador bipolar, aplicador para eletroporação, aplicador íntimo e placa de retorno.

Pode ser utilizado nos tratamentos de gordura localizada, celulite, flacidez tissular, dor crônica ou aguda, fibromialgia, relaxamento muscular e estimulação de drenagem linfática.

Nèartek

Clique aqui para saber mais sobre o Neartek

Os aparelhos Nèartek realizam protocolos de estética facial, corporal, íntima e de reabilitação fisioterapêutica.

Esses equipamentos trabalham com frequências de 500 kHz ou 1 MHz, através da emissão de ondas eletromagnéticas, que podem ser comparadas à radiofrequência no que diz respeito aos princípios físicos, efeitos fisiológicos e indicações de uso.

O Nèartek Intime realiza protocolos de estética intima. Promove a indução térmica, que consegue remodelar e contrair o colágeno, melhorando o aspecto da pele da área vulvar.

Vem com discos capacitivos, de 20 mm e 30 mm, ponteiras bipolar capacitiva e resistiva, aplicador capacitivo e placa dispersiva.

Os aplicadores são autoclaváveis e podem ser utilizados na realização de procedimentos que geram um aumento do tônus da pele, neocolagênese e neoelastogênese, além de consequente melhoria da frouxidão vaginal.

O Nèartek Recover atua principalmente no âmbito da reabilitação, trazendo alívio da dor, diminuição de fadiga e consequente relaxamento. A terapia ajuda ainda na redução de espasmos musculares por gerar um aquecimento tecidual, superficial e profundo.

Contém aplicadores capacitivo e resistivo, discos capacitivos e resistivos, de 30 mm e 50 mm e placa dispersiva.

Os aplicadores são autoclaváveis e podem ser utilizados para reduzir espasmos musculares, promover o relaxamento muscular, aumentar o fluxo sanguíneo local, diminuir a fadiga muscular, realizar a recuperação muscular pós-treino e tratar lesões articulares.

O Nèartek Esthetic, além dos tratamentos das condições estéticas faciais, corporais e íntimas, também pode ser utilizado, na reabilitação e na medicina do esporte para tratamento de lesões em diversas estruturas como músculos, ossos, ligamentos e tendões.

Possui aplicadores capacitivo, resistivo e dispersivo, ponteiras bipolar, tetrapolar e decapolar capacitivas e resistivas, discos capacitivos e resistivos de 30 mm, 50 mm e 60 mm e placa dispersiva.

Os aplicadores são autoclaváveis e podem ser utilizados na realização de inúmeros procedimentos, entre eles rejuvenescimento facial e suavização de rugas e linhas de expressão, tratamento de gordura localizada e celulite, melhora do contorno corporal e redução da flacidez de pele.

E aí, ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre a Tecarterapia? Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *