Tudo sobre Radiofrequência

O que é radiofrequência?

A radiofrequência é um tratamento estético e fisioterápico seguro, indolor e duradouro utilizado para combater flacidez no corpo e no rosto, reduzir gordura localizada e celulite e suavizar rugas e linhas de expressão.

Esta técnica produz um efeito térmico no tecido subcutâneo por meio de radiações eletromagnéticas de alta frequência, que promovem o aumento da circulação sanguínea, diminuem a concentração de toxinas, aceleram o metabolismo e induzem a produção de colágeno na área tratada, melhorando o aspecto da pele.

Como funciona?

O aparelho de radiofrequência atua na pele e no tecido subcutâneo por meio da aplicação de uma ponteira que, mantida em movimento, eleva a temperatura no local da aplicação. Esta temperatura é regulada entre 39°C e 42°C e medida ao longo de toda a sessão para permanecer neste patamar.

As ondas emitidas estimulam a produção e a regeneração do colágeno na região tratada, o que reforça a estrutura do tecido e melhora a firmeza da pele. Além disso, provocam o rompimento das células adiposas que ficam entre a pele e o músculo, expulsando a gordura contida em seu interior.

Para retirar essa gordura do corpo definitivamente, é necessário que a pessoa passe por drenagem linfática ou pratique exercícios físicos no prazo de até 4 horas após a sessão.

Indicações

A radiofrequência é indicada para diminuir a flacidez da pele, amenizar rugas e linhas de expressão, reduzir gordura localizada e celulite, minimizar estrias cutâneas e melhorar a aparência de cicatrizes causadas por acne.

Nos casos de flacidez da pele, rugas e linhas de expressão, estrias cutâneas e cicatrizes causadas por acne, a radiofrequência promove um aumento do fluxo sanguíneo no local da aplicação e o acúmulo de líquido no tecido conjuntivo, estimulando a produção de colágeno e elastina, que são fundamentais na reparação dessas alterações estéticas.

Quando os alvos são a gordura localizada e as celulites, as ondas emitidas pelo aparelho aquecem e danificam a camada de tecido adiposo na área tratada, reduzindo de forma acentuada as células de gordura. Como este é um dos fatores determinantes para a formação da celulite, sua diminuição melhora o aspecto da pele, juntamente com o estímulo à produção de colágeno e a eliminação de toxinas no tecido subcutâneo.

Como se vê, a radiofrequência trata, ao mesmo tempo, mais de um problema na área afetada, o que potencializa os resultados desta técnica.

Riscos e Contraindicações

Os tratamentos com radiofrequência podem ser realizados em todo o corpo e face, exceto na base do pescoço, onde fica a glândula tireoide.

O procedimento é seguro e pode ser recomendado para qualquer pessoa adulta em boas condições de saúde, mas apresenta alguns riscos e contraindicações.

O principal risco da radiofrequência é a possibilidade de queimadura na pele que o calor produzido pelo aparelho pode causar. Para evitar que isso aconteça, é necessário que o equipamento seja bem calibrado e que o profissional verifique constantemente a temperatura no local do tratamento, de modo que esta não ultrapasse 42°C. Também é importante manter a ponteira em movimentos circulares a fim de distribuir o calor e prevenir o superaquecimento da região tratada.

Em relação às contraindicações, a radiofrequência não pode ser realizada nos seguintes casos:

  • doença de pele ou prótese metálica na área tratada;
  • uso de qualquer implante eletrônico;
  • gravidez;
  • hipertensão arterial;
  • distúrbios da coagulação sanguínea;
  • uso contínuo de anticoagulantes e corticoides;
  • distúrbios endócrinos;
  • doença do colágeno;
  • tratamentos quimioterápicos;
  • regiões com implantes sintéticos;
  • areas com tatuagem ou maquiagem definitiva.

A técnica também não é indicada para a região abdominal em mulheres que usam DIU.

Resultados

Os resultados da radiofrequência dependem de fatores como idade, local da aplicação, extensão e profundidade da alteração a ser tratada.

Os efeitos podem ser percebidos nos primeiros dias após a primeira aplicação e vão progredindo à medida em que o tratamento avança.

Para cada região tratada são necessárias entre três e dez sessões, dependendo do objetivo a ser alcançado e da resposta do cliente ao tratamento.

No caso das linhas de expressão, o resultado aparece já na primeira aplicação e em rugas mais profundas é possível notar a diferença por volta da quinta sessão.

Se o objetivo é tratar gordura localizada e celulite, são requeridas de sete a dez sessões para um resultado satisfatório, mas se houver uma combinação de radiofrequência e lipocavitação no mesmo tratamento, os efeitos, além de melhores, tendem a aparecer mais rapidamente.

Nos tratamentos corporais, o intervalo entre uma sessão e outra costuma ser de uma semana, enquanto nos procedimentos faciais é necessário um espaço maior, de duas ou três semanas, entre as aplicações.

Cada sessão dura de 20 a 40 minutos e os valores do tratamento variam de R$200,00 a R$1.000,00, de acordo com a região tratada.

Para manutenção do resultado, é recomendável realizar o procedimento anualmente.

Qual Aparelho e Aplicador é o mais indicado?

Existem diversas maneiras de se aplicar a radiofrequência durante os tratamentos e cada modo de aplicação traz resultados diferentes, o que distingue cada um é a forma como a energia é emitida, a profundidade alcançada e o calor promovido.

Aplicador monopolar

A manopla tem apenas um cabeçote e uma placa. Esse tipo de aplicador tem maior profundidade de ação, alcançando camadas de tecido mais distantes da pele.

Aplicador bipolar

Conta com uma manopla de dois polos e é utilizada em alterações mais superficiais.

Aplicador multipolar

Possui três ou mais polos ativos e alcança diferentes camadas de tecido subcutâneo, das mais superficiais às mais profundas.

O aparelho Hook, da Ibramed possui aplicador bipolar (penetração superficial de até 4 mm de profundidade) e monopolar (penetração profunda de 15 a 20 mm de profundidade) e opera com frequência de 27,12 MHz. Além disso, inclui um aplicador criogênico que permite o resfriamento da epiderme antes e após a terapia.

Clique aqui para saber mais sobre o Hooke

O Effect, da HTM, é um equipamento de radiofrequência multipolar utilizado para tratamentos como flacidez da pele corporal e facial, celulite, rugas e linhas de expressão, cicatrizes, sequelas de acne, gordura localizada e estrias. Seu aplicador dispõe de 5 ponteiras, sendo 3 faciais e 2 corporais, e suas frequências são de 1,2 MHz e 2,4 MHz.

Clique aqui para saber mais sobre o Effect

O Hertrix Smart, da KLD, proporciona, além dos tratamentos faciais e corporais, o inovador tratamento em estética íntima. Este aparelho vem equipado com 8 tipos de ponteiras intercambiáveis e opera com as frequências de 640 KHz, 1200 KHz e 2400 KHz.

Clique aqui para saber mais sobre o Hertix Smart

Ainda está na dúvida sobre qual aparelho é o mais indicado para o seu negócio? Clique aqui e fale com a nossa Especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *